Morango ajuda a reduzir colesterol é um forte aliado para as dietas

Morango ajuda a reduzir colesterol é um forte aliado para as dietas
O morango entrou em safra em agosto e é destaque no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES). Neste mês, já foram ofertados 51.980 quilos, gerando uma movimentação financeira de R$ 254.618,80.

O preço do quilo da fruta está cotado em média a R$ 4,90. No Espírito Santo, os municípios que mais ofertaram nesse início do mês foram Santa Maria de Jetibá (34.222 quilos), Santa Teresa (34.222 quilos), Domingos Martins (13.174, quilos), Afonso Cláudio (16.210 quilos), Marechal Floriano (1.356 quilos) e Venda Nova do Imigrante ( 1.680 quilos).

Curiosidades

Segundo a nutricionista Mayara Magalhães a fruta tem poucas calorias, cerca de 36 kcal por xícara. Rica em vitamina C, fibras solúveis, potássio e alguns componentes funcionais do grupo dos bioflavonóides como a antocianina, ela ajuda a evitar alguns tipos de câncer e são responsáveis pela sua coloração avermelhada. Além da presença do ácido elágico, o morango também é rico em vitamina A e C, possui propriedades antioxidantes e ajuda a fortalecer o sistema imunológico que protege o organismo contra infecções.

“A vitamina C é muito importante para a saúde dos tecidos em geral, já que participa na síntese de colágeno. Enquanto as fibras solúveis (principalmente a pectina) são aliadas na redução dos níveis de colesterol e promovem uma maior saciedade após o consumo, tornando a fruta uma excelente opção para quem deseja perder peso. Outro benefício está no potássio, um componente que equilibra a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos”, explica a nutricionista.

Como Higienizar

Por ser uma fruta rasteira, o morango deve ser muito bem higienizado antes do consumo. Deve-se lavar em água corrente, retirando a terra da superfície. O ideal é mergulhar a fruta em uma solução com água sanitária (1 litro de água para, 1 colher de sopa de água sanitária) por 15 minutos. É importante consumir o morango logo após a compra, pois, à medida que a fruta é cortada e exposta ao ar e à luz as propriedades nutricionais vão se perdendo ao longo do tempo.

De cor vermelha e com um sabor adocicado e suculento, a fruta é muito presente na cultura capixaba. As festas que acontecem na região das montanhas capixabas comprovam isso. Exemplos de pratos e doces tradicionais que fazem sucesso nesse período são os bombons, as geleias, as tortas, os bolos e os sucos. Para quem perdeu alguma festa, ainda dá tempo de comprar a fruta e preparar em casa para a família e os amigos. Já para quem quer emagrecer, segue uma dica de shake de morango que ajudará na dieta.

Ingredientes

• 10 morangos

- 1 colher de sopa de leite em pó desnatado

- 200 ml de iogurte natural desnatado

- 1 pote de gelatina de framboesa diet/light pronta

- Gelo a gosto

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Fonte: Governo do Espírito Santo

Publicado 12/09/2017

Seja Nosso Cliente.
Deseja se cadastrar?

SIM NÂO